Por Claudomir Tavares * | claudomir@tribunadapraia.net
O bloco começou de uma brincadeira de vizinhos em 2005 que reunia 10 homens vestidos de mulher fazendo farra com um som de carro. Cresceu, apareceu e consolidou-se. Na edição seguinte já contaram com um carro de som e depois ganharam apoio da prefeitura do município. Tem entre os seus fundadores Thiago Lemos, Adilton Lustosa, o saudoso Hulk (que foi homenageado pelas ‘Marisqueiras’ em 2009) e tantos outros, é presença obrigatória no carnaval de Pirambu. Integrou a programação oficial de 2005 a 2008. Em 2009 foi deixado de fora, mas a administração municipal corrige esta falha e incluiu “As Marisqueiras” em sua programação oficial, constando de todas as peças publicitárias.
Iluminados – A idéia segundo Thiago Lemos, “surgiu em uma reunião de amigos, que tinha como objetivo lançar no carnaval de Pirambu um projeto criativo, ousado, audacioso e desafiante: um bloco só para homens caracterizados com fantasias femininas. Era o que faltava para abrilhantar e dar um toque de irreverência ao nosso carnaval”, disse. De lá para cá, conta Thiago, “o bloco As Marisqueiras cresceu de forma impressionante, ganhando um grande número de adeptos nos desfiles de 2005, 2006, 2007 e 2008, o que nos faz crer que estamos consolidados em definitivo, tendo imprimido de vez o nosso nome no carnaval de Pirambu e de Sergipe”, acrescenta.
Segunda da alegria – O desfile, com exceção de 2008, deu-se no domingo, acontece sempre as segundas-feiras do Carnaval, sendo esta data consagrada a criatividade, originalidade, irreverência e alegria, “Mostre o seu lado feminino, abuse da sua criatividade, seja original e venha conosco desfilar todo o seu charme durante o desfile do Bloco Carnavalesco As Marisqueiras no Carnaval de Pirambu 2010”, convida Thiago Lemos, coordenador do bloco. É o bloco mais democrático da cidade, onde você constrói sua indumentária, que deve ser a mais espalhafatosa possível e se adentrar na multidão. Não há corda, todos são unidos pelo cordão da alegria, da irreverência, da tradição do carnaval popular de Pirambu.
Ultrapassando fronteiras – O Bloco “As Marisqueiras” ultrapassou os limites geográficos de Pirambu e no dia 17/01, durante a Festa das Cabacinhas da vizinha cidade de Japaratuba, saiu às ruas como “A Mariqueira”. A presença do bloco naquela cidade “foi um show de ousadia e originalidade, abrilhantado pelos irmãos das duas cidades”, informou Thiago. O que está esperando? Vista a sua fantasia e participe desta festa onde você é a principal atração!
__________________________________
* Claudomir Tavares (41) é professor de Sociedade & Cultura em Pirambu (rede municipal) e de Cultura Sergipana em Propriá (rede estadual).
Nenhum comentário:
Postar um comentário