sábado, 7 de fevereiro de 2009

A TRADIÇÃO DAS MARISQUEIRAS

A alegria, irreverência, humor e criatividade invadem há quatro anos as ruas no Carnaval de Pirambu
Por Claudomir Tavares */
claudomir@infonet.com.br

Há quatro anos (este ano eles saem pelo quinto ano consecutivo) um grupo de jovens de Pirambu, aliado a convidados de outras cidades como Aracaju, Barra dos Coqueiros, Carmópolis, Japaratuba (Sergipe), idealizaram algo novo, um elemento diferente para o Carnaval de Pirambu, desde 1990, o maior e melhor de Sergipe.

Nascia o Bloco “As Marisqueiras”, um grupo de jovens de todas as idades que se fantasiavam de mulher, de forma mais espalhafatosa possível, mesclando bom humor, irreverência, alegria e muita, mas muita mesmo, cachaça. O bloco é a maior atração no domingo de carnaval.

O Bloco “As Marisqueiras” foi uma idéia das cabeças iluminadas de Thiago Lemos e de Adilton Lustosa e outros amigos que integravam o seleto grupo de idealizadores.

A idéia

A idéia segundo Thiago Lemos, “surgiu em uma reunião de amigos, que tinha como objetivo lançar no carnaval de Pirambu um projeto criativo, ousado, audacioso e desafiante: um bloco só para homens caracterizados com fantasias femininas. Era o que faltava para abrilhantar e dar um toque de irreverência ao nosso carnaval”, disse.

A evolução

De lá para cá, conta Thiago, “o bloco As Marisqueiras cresceu de forma impressionante, ganhando um grande número de adeptos nos desfiles de 2005, 2006, 2007 e 2008, o que nos faz crer que estamos consolidados em definitivo, tendo imprimido de vez o nosso nome no carnaval de Pirambu e de Sergipe”, conclui.

Marisqueiras 2009

Em tempo, o desfile do Bloco “As Marisqueiras” está previsto para acontecer no dia 23 de fevereiro, a partir das 10 horas da manhã, saindo do centro da cidade ou ao lado do Estádio de Futebol, com destino ao Terminal Turístico. Estranhamente o desfile do Bloco ‘As Marisqueiras’ ficou de fora da programação do Carnaval de Pirambu, sendo incluído o Bloco ‘Cavalo Marinho’ (alguma semelhança com um pré-candidato a deputado estadual terá sido mera coincidência?). Em 2008, reconhecendo a importância sócio-cultural das ‘Marisqueiras’, a equipe da intervenção colocou em sua programação oficial.
__________________________
* Claudomir Tavares (40) é professor de Sociedade e Cultura Sergipana da rede pública municipal em Pirambu e estadual em Propriá

Um comentário:

  1. Gostaria de informar à todos ,que o Bloco As Marisqueiras ,ela já existia em Salvador ,por tanto n tem nada de idealizadores de Pirambu.....Acho que invenção é algo que se inventa e n o que plagia !!!!!Plagio é crimeeee!!!!!!!!!! Inventem outra ,pois essa n colou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Que coisa feia ,copiar as idéias dos outros!!!!!!!Um horror!Tome nota disso e pesquise!!!!!!!!

    ResponderExcluir